“Seguros Aeronáuticos” foi o tema da palestra realizada pela Escola Nacional de Seguros, ontem, dia 17, em São Paulo. O superintendente de Seguro Aeronáutico e Casco da Mapfre Seguros, Carlos Eduardo Polizio, conduziu as atividades. Ele abordou temas como os segmentos da aviação, principais canais de distribuição, apólice de seguro aeronáutico, sinistro aeronáutico, o corretor de seguro aeronáutico e o mercado segurador aeronáutico.

De acordo com o palestrante, o Brasil tem a segunda maior frota mundial de aviação executiva, o que representa 50% do total da América Latina. A região Sudeste concentra a maior parte de aeronaves do País, somando 80%. O Seguro Aeronáutico, segundo Polizio, garante indenização por prejuízos sofridos, reembolsos de despesas e responsabilidades legais em decorrência de sinistro com a aeronave segurada.

O executivo detalhou os fatores mais importantes para a cotação do seguro aeronáutico, entre eles os dados do segurado, da aeronave, operacionais e da tripulação. “O fator tripulação é muito importante na determinação do custo do seguro”, frisou. Outros aspectos relevantes são a região de operação da aeronave, para que fins ela é utilizada, como é a oficina de manutenção e qual o uso médio mensal.

Foram apresentadas estatísticas sobre as principais causas de sinistros aeronáuticos: o erro humano responde por 96% dos casos e fatores técnicos ao restante. Polizio destacou ainda a importância da relação entre cliente e seguradora e finalizou mostrando o panorama do mercado de seguro aeronáutico atual.

Fonte: https://www.ens.edu.br/noticia-detalhes/mercado-paulista-debateu-seguro-aeronautico